Professor Alexsandro Santos é homenageado durante o Encontro Nacional de Educação Cidadã 2025
O Encontro Nacional de Educação Cidadã de 2025 (ENEC25), realizado no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, prestou uma homenagem especial ao professor Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral e Básica do Ministério da Educação (MEC), vinculado à Secretaria de Educação Básica.
O professor Alexsandro participou do evento como palestrante convidado, e a homenagem foi uma surpresa preparada pela Rede Nacional de Educação Cidadã (RedeNEC) em reconhecimento e agradecimento ao trabalho que ele tem realizado à frente da Diretoria de Políticas e Diretrizes. O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), César Callegari, e a Secretária de Educação do município de Lagarto, em Sergipe, participavam do painel em que a homenagem ocorreu.
A placa de homenagem foi entregue por Lina Wurzmann, presidente da organização sem fins lucrativos Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor, e contou com o apoio da Diretora do Instituto Auschwitz para a Prevenção de Genocídios e Atrocidades em Massa, Clara Ramirez Barat. O diretor-executivo da RedeNEC, João Tavares, acompanhou a premiação.
A homenagem destacou o papel decisivo do professor Alexsandro na abertura do Ministério da Educação ao diálogo com a sociedade civil e instituições públicas, o que possibilitou um processo colaborativo inédito que resultou na criação do Programa Nacional de Educação para a Cidadania e Sustentabilidade — a primeira política pública, no período democrático brasileiro, em que o MEC afirma a democracia como tema da sala de aula.
Publicado em 17 de setembro de 2025, o programa foi lançado na mesma ocasião em que o MEC firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), consolidando uma aliança institucional pelo fortalecimento da educação para a cidadania no país.
O processo de advocacy que levou à formulação do programa foi conduzido ao longo de dois anos e meio pela RedeNEC, por meio de colaborações técnicas, entrega de subsídios e documentos estratégicos, culminando na assinatura de um acordo de cooperação entre a RedeNEC e o MEC para o desenvolvimento dos produtos que deram origem à política.
Durante a homenagem, foi feita a leitura de um texto em reconhecimento à trajetória e à contribuição do professor Alexandre Santos:
”O Encontro Nacional de Educação Cidadã surgiu em 2022, em número e estrutura muito menor do que a que estamos vivenciando hoje. Contudo, um sonho, um ideal, nos conectava e segue nos conectando – fortalecer a democracia brasileira por meio da educação cidadã. Além disso, já tínhamos claro, que apesar dos esforços individuais de cada organização, de cada professor, de cada elo da rede que estávamos construindo, somente com um política pública estruturada, de Estado, poderíamos alcançar os resultados que sonhávamos.
Comemoramos muitos feitos nesses 3 anos, mas o maior deles, sem dúvida alguma, ainda estamos comemorando. O Brasil pela primeira vez desde a redemocratização tem um Programa Nacional de Educação para a Cidadania e para a Sustentabilidade. Sabemos o quão fundamental isso é. Sabemos também que não foi construído por uma única mão, assim como não será implementado sozinho.
Mas, é preciso fazer um reconhecimento público a alguém que desde o primeiro dia priorizou a nossa pauta, que também é sua, e fez dela realidade. Nesse momento, a Rede Nacional de Educação Cidadã tem a honra de homenagear Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação e para isso, convidamos para subir ao palco e fazer a entrega de uma placa de reconhecimento, Lina Wurzmann, cofundadora e presidente da Viven, que neste ato representará todas as organizações de educação cidadã que nos acompanham desde o início dessa jornada.”
Sobre a homenagem, Alexsandro compartilhou sua emoção:
“Fiquei muito emocionado por perceber a importância de construir políticas públicas olhando para as necessidades da sociedade, desenvolvendo, a partir do Ministério da Educação, respostas aos desafios que enfrentamos, escutando todos, dialogando e fazendo florescer aquilo que o Brasil pode garantir como direito à educação para a cidadania, comprometida com valores democráticos.
Tudo isso só é possível trabalhando na perspectiva de um governo democrático, com intensa colaboração da sociedade civil, das universidades, dos municípios e estados.
A potência do encontro organizado pela Rede e a gentileza da homenagem me tocaram profundamente. Recebi uma placa linda que estou guardando com muito carinho, como lembrança deste momento histórico em que o Brasil passou a ter uma política nacional de educação para a cidadania e sustentabilidade.”
A celebração no ENEC simbolizou o reconhecimento a um educador que tem se destacado pela postura aberta e colaborativa, contribuindo para que o Estado brasileiro avance no compromisso de formar cidadãos conscientes, participativos e preparados para viver plenamente a democracia.