Skip links

Aliança global de redes de educação cidadã é criada em Oslo

Oslo, 3 de setembro de 2025 – A Rede Nacional de Educação Cidadã (RedeNEC) consolidou um marco em sua trajetória ao assinar, nesta terça-feira (03), a Declaração para Criação da Aliança Global de Redes de Educação Cívica, junto ao Civic Education Network for Eastern and Southern Africa (CENESA) e ao NECE (Networking European Civic Education), administrado pelo The Civics Innovation Hub. O acordo foi firmado durante o encontro NECE 2025, em Oslo, Noruega.

É a primeira vez que América Latina, Europa e África se unem formalmente para fortalecer a democracia por meio da educação cidadã. A iniciativa não apenas simboliza a construção de uma frente global inédita, como também abre caminho para cooperação prática entre continentes — com intercâmbios técnicos, projetos conjuntos e a possibilidade de novas redes se somarem ao esforço coletivo.

“Estamos criando pontes entre continentes e culturas porque, em muitos aspectos, os desafios da educação cidadã são os mesmos em vários lugares do mundo: como preparar professores e manter o suprapartidarismo ao lidar com questões complexas na educação, como a urgência de se debater as mudanças climáticas e como nos prepararemos juntos, para um mundo não apenas digitalizado, mas no qual a inteligência artifical ocupará um papel cada vez maior na escola e fora dela.”, destacou João Tavares, diretor-executivo da RedeNEC.

Representando o CENESA, Sheila reforçou a importância da troca de experiências:

“Podemos aprender uns com os outros. No Brasil vocês estão desenvolvendo um programa muito forte de educação cívica nas escolas, e queremos aprender mais sobre como isso está sendo implementado, especialmente sobre a colaboração com o Ministério da Educação e o governo brasileiro. Podemos também realizar pesquisas comparadas entre África, Europa e Brasil e até interligar nossos sites, criando uma rede digital entre as três regiões, com um repositório de boas práticas. Ou seja — o céu não é o limite! As possibilidades são imensas.”

Já Caroline Hornstein Tomić, cofundadora do The Civics Innovation Hub, enfatizou que o NECE se organiza de forma colaborativa e aberta:

“O NECE é uma rede europeia, mas não é uma rede eurocêntrica. Nós nos organizamos a partir da diversidade e nos aprofundamos em outras realidades, aprendendo muito nesse processo. Há grandes possibilidades pela frente.”

A aliança cria as condições para que gestores públicos, universidades e organizações da sociedade civil possam realizar intercâmbios técnicos e conhecer modelos inovadores de políticas cívicas em diferentes contextos democráticos. Além disso, a colaboração poderá subsidiar a construção de marcos legais, indicadores de qualidade, matrizes de competências e políticas de formação de professores alinhadas aos desafios contemporâneos da democracia.

Quem são os parceiros?

  • CENESA: é uma rede sub-regional de educação cívica criada em 2017 no Fórum de Educação Cívica de Entebbe (Uganda). A rede reúne organizações da sociedade civil, promotoras de educação cidadã e juventude empoderada em busca de intercâmbio, formação e cooperação regional. Seu Comitê Diretor Interino (Interim Steering Committee) foi formado por representantes de sete países: Burundi, Quênia, Malawi, África do Sul, Tanzânia, Uganda e Ruanda. A Foundation for Human Rights Initiative (FHRI), com sede em Kampala, atua como secretaria executiva e organização coordenadora da rede.
  • The Civics Innovation Hub: organização alemã vinculada à NECE (Networking European Civic Education), com atuação por meio de três núcleos em Bonn (Alemanha), Sofia (Bulgária) e Zagreb (Croácia). Sua missão é fortalecer as competências democráticas, a resiliência cívica e a autoconfiança de cidadãos e educadores ao enfrentarem desafios contemporâneos — como ameaças à democracia, mudanças climáticas, polarização e desigualdades sociais. Para isso, promove espaços de aprendizado colaborativos, pesquisa e mapeamento no campo da educação cívica, redes com atores-chave e advocacy por políticas públicas democráticas. 

Mais do que uma assinatura institucional, o acordo representa uma conquista coletiva. “Ao integrar formalmente um bloco global de redes de educação cidadã, a RedeNEC abre um novo horizonte de possibilidades para todos os seus membros: da produção de conhecimento à formulação de políticas, passando por projetos conjuntos e ações de advocacy”, concluiu João Tavares.

Leave a comment